Perguntas Frequentes

1- Fiz o recadastramento e meu cartão está bloqueado para compra de crédito. Como devo proceder?


Após o recadastramento, É necessário validar o cartão de estudante para liberar a compra de créditos.  A validação pode ser feita em um dos postos do Sinetram localizados no T2, T3, T4, T5, na Ufam ou ao lado do T1 ou pela central de atendimento (92) 2123-0700 que funciona de segunda a sexta, das 07 às 19h. Lembrando que você deve aguardar na linha até ser atendido!


2- Como realizar o cadastro e recadastro para a meia passagem do cartão de estudante?


O cadastro e recadastro para a meia passagem estudante 2019 será no período de 01 a 28 de fevereiro. Para realizar, basta acessar o site http://estudantes.manaus.am.gov.br

Para cadastro, você deve clicar em “Primeiro Cartão”, deixar o campo “nº do cartão” em branco, e em seguida “prosseguir”.

Para recadastro, você deve clicar em “Recadastro” e preencher seus dados pessoais. Caso apresente alguma divergência nos dados pessoais, você deve ligar para a central de atendimento 2123-0700.


3- Fiz o recadastro, a escola aprovou e não estou conseguindo inserir crédito no cartão de estudante?


Você pode ir a um dos postos do Sinetram localizados no T2, T3, T4, T5, na Ufam ou ao lado do T1 para realizar a primeira recarga ou solicitar o desbloqueio pela central de atendimento (92) 2123-0700 que funciona de segunda a sexta, das 07 às 19h. Lembrando que você deve aguardar na linha até ser atendido!


4- Qual o horário de funcionamento da central de atendimento? 


A central de atendimento (92) 2123-0700 funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. 


5- Onde ficam localizados os postos do Sinetram? 


Os postos do Sinetram estão localizados no T2, T3, T4, T5, na Ufam e ao lado do T1. Clique no link e confira a localização e o horário de funcionamento dos Postos do Sinetram: http://www.sinetram.com.br/p/postos-sinetram


6- Como emitir a primeira via do cartão de estudante?


Para emissão da primeira via do cartão estudante  é necessário fazer um cadastro no site: estudantes.manaus.am.gov.br Após 72h, você deve dirigir-se ao posto do Sinetram, localizado ao lado do T1 munido de certidão de nascimento ou RG, e mais a senha gerada após o cadastro no site. Em caso de menor de idade, é necessário ir acompanhado dos pais ou avós.


7- Há idade mínima e máxima para se obter o cartão de estudante?


Não há idade mínima e nem máxima. Para ter o benefício do cartão de estudante, basta estar matriculado em uma instituição de ensino.


8- O que é necessário para emitir o cartão Passafacil?


Você deve se dirigir ao posto do Sinetram localizado ao lado do T1 e apresentar o seu RG. O serviço é gratuito e o cartão é emitido na hora.


9- Como emitir a segunda via do Cartão Passafácil ou de Estudante?


Para emissão de segunda via, você deve ir ao dos posto do Sinetram localizado ao lado do T1, munido de RG e pagar uma taxa de R$ 15,00. Em caso de perda ou roubo, é preciso apresentar o Boletim de Ocorrência.


10- Em caso de perda ou roubo do cartão, os créditos poderão ser recuperados?


Primeiramente, é necessário solicitar o bloqueio do cartão por meio da central de atendimento 2123-0700. Em seguida, a segunda via deve ser solicitada e os créditos serão transferidos automaticamente para o novo cartão, desde que seja o mesmo titular.


11- Como desbloquear o cartão Passafacil ou de estudante?


Para desbloqueio do cartão por falta de uso você pode ir a qualquer posto do Sinetram localizado no T2, T3, T4 e T5 e ao lado do T1. No entanto, para desbloqueio por uso indevido, somente é possível desbloquear no posto do Sinetram localizado ao lado do T1. O desbloqueio é gratuito e deve ser realizado pelo titular do cartão.


12- Como obter o benefício da gratuidade para Pessoas com Deficiência (Pcd)?


Você deve se dirigir à SMTU localizada na Rua Barão de Indaiá, 336 – Flores. Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h.


13- Como cadastrar a empresa para fornecer Vale Transporte aos Empregados?


Para assunto de Vale transporte você deve entrar em contato por meio do número 2123-0724 ou 2123-0700.


14- Como cadastrar um estabelecimento para fazer a revenda de crédito?


Você deve ligar para a central de atendimento (92) 2123-0700, que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. 


15- Quero fazer a recarga on-line, mas não sei qual forma de pagamento selecionar. Qual forma de pagamento devo selecionar?


Para emitir um boleto para pessoa jurídica ou física, a Febraban baixou uma portaria, que todos os valores devem ser registrados no Banco Central, antes do boleto estar liberado para pagamento.

- Para o Banco do Brasil, devido ao contrato de emissão por e-comerce, quando um boleto é emitido, automaticamente é registrado no Banco Central.

- Para o FastCash, é igual ao Banco do Brasil, pois, eles trabalham na mesma plataforma.    

- Para emissão do boleto no Banco Caruana, em média, a pessoa deve aguardar 30 min, para que o boleto seja registrado no Banco Central e assim poder pagá-lo.

- Para emissão do Boleto no Banco Bradesco/Daycoval, em média, leva em torno de 2hrs, para que o mesmo seja registrado no Banco Central. 


16- Emiti um boleto para compra de crédito, mas não consegui realizar o pagamento.O que devo fazer?


Para emitir um boleto para pessoa jurídica ou física, a Febraban baixou uma portaria, que todos os valores devem ser registrados no Banco Central, antes do boleto estar liberado para pagamento, por isso, ao selecionar uma forma de pagamento pode haver um tempo de espera. Confira o tempo de espera de cada banco.

Para o Banco do Brasil, devido ao contrato de emissão por e-comerce, quando um boleto é emitido, automaticamente é registrado no Banco Central e está disponível para pagamento.

Para emissão do boleto no Banco Caruana, em média, a pessoa deve aguardar 30 min, para que o boleto seja registrado no Banco Central e assim poder pagá-lo.

Para emissão do Boleto no Banco Bradesco/Daycoval, em média, leva em torno de 2hrs, para que o mesmo seja registrado no Banco Central e esteja disponível para pagamento.


17- Paguei o boleto da recarga online e até o momento os meus créditos não caíram?


Você deve passar o seu cartão nos validadores localizados nos terminais de integração para os créditos serem carregados. Quando o cliente carrega o cartão no ônibus pode haver demora para os créditos serem atualizados, por isso recomenda-se carregar os créditos pelos validadores dos terminais.


18- A empresa depositou o vale transporte no cartão, mas até o momento os meus créditos não caíram?


Você deve passar o seu cartão nos validadores localizados nos terminais de integração para os créditos serem carregados. Quando o cliente carrega o cartão no ônibus pode haver demora para os créditos serem atualizados, por isso recomenda-se carregar os créditos pelos validadores dos terminais.





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