Com o isolamento social decretado no Amazonas desde o mês de março, por conta da pandemia do novo coronavírus, o sistema de transporte coletivo de Manaus contabiliza, até esta terça-feira (14), uma redução de 69% na quantidade de usuários do serviço por dia útil. O número de casos confirmados de Covid-19 no Amazonas chegou a 1.554, nesta quarta-feira (15), com 106 mortes.
Os dados sobre o transporte coletivo da capital foram repassados ao G1 pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sinetram). O assessor jurídico do órgão, Fernando Borges, disse que a queda diária foi de 600 mil passageiros para 200 mil, resultando em perda de faturamento bruto de R$1,1 milhão por dia útil.
Com isso, também houve redução na jornada de trabalho e no salário dos cobradores e motoristas. Segundo Borges, os números caíram pela metade. Atualmente, a frota do transporte coletivo de Manaus opera com apenas 612 ônibus, de 1.250 das 9 empresas que prestam serviços na capital.
“Nesse momento, a operação está mantida num nível mínimo. Houve redução nos salários dos operadores do sistema, dos cobradores e motoristas para fins de viabilizar a operação, já que a redução da frota operante é da ordem de 50%. A redução segue essa mesma proporção, redução de jornada e salarial”, disse o assessor jurídico.
Fonte: G1 Amazonas