
Às vésperas da inauguração do complexo viário Ministro
Roberto Campos, confirmada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para a próxima
segunda-feira, 29/6, a Prefeitura de Manaus orienta os usuários do Sistema de
Transporte Coletivo sobre o funcionamento da nova estação de transferência, que
integra a obra do complexo, que interligará as zonas Centro-Sul e Oeste da
cidade por duas passagens subterrâneas sob a avenida Constantino Nery.
“O complexo viário Ministro Roberto Campos é, de fato, a
maior obra de mobilidade já construída em Manaus, seja por sua magnitude ou por
sua funcionalidade, porque integra mais modernidade ao transporte coletivo e
mais fluidez e segurança ao trânsito”, destacou o prefeito Arthur Neto.
A estação de transferência São Jorge é composta por duas
plataformas: a superior, na avenida Constantino Nery, receberá as linhas
troncais; e a inferior, na alça de retorno ao São Jorge, que receberá as linhas
de ônibus alimentadoras, ambas são interligadas por elevadores e passarelas,
que também permitem a travessia de pedestres na Constantino Nery. “O prefeito
Arthur Neto toma decisões acertadas para promover a mobilidade urbana na
cidade. Essa obra vai facilitar a vida de muitos usuários do transporte
coletivo e contribuir para um tráfego com mais segurança e fluidez”, ressaltou
o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU),
Francisco Bezerra.
Na prática, a estação São Jorge funcionará como um
miniterminal, proporcionando ao passageiro fazer conexão com diversas linhas de
ônibus da cidade, pagando apenas uma tarifa por sentido. “Antes, as pessoas que
vinham pela avenida São Jorge, com destino à zona Norte e vice-versa,
precisavam ir até o T1 [Terminal de Integração da C. Nery] para realizar a
integração. Agora, com essa estação, a conexão é feita assim que os usuários
chegam na avenida Constantino Nery que, por conseguinte, ganham tempo em seus
deslocamentos. Ademais, as passagens subterrâneas contribuem muito para a
melhoria do fluxo de trânsito na Constantino Nery, Pará e João Valério”,
explicou o vice-presidente de Transportes do IMMU, Pedro Carvalho.
Os usuários poderão
iniciar viagem na estação de transferência utilizando o Cartão Cidadão ou por
meio do pagamento em dinheiro, na bilheteria da plataforma superior. O valor
pago pela passagem será creditado em cartão eletrônico (smart card), que libera
o acesso nas catracas. Da mesma maneira, o passageiro que pagar sua passagem em
dinheiro na linha alimentadora, ou seja, no seu ponto de origem, também
receberá cartão eletrônico na plataforma inferior com um crédito, para fazer a
integração do momento e as futuras, por isso, é importante que o guarde. Os
usuários que possuem o Cartão Cidadão farão a integração da plataforma inferior
para a superior, como já fazem normalmente em qualquer parada de ônibus.
A operação do sistema de transporte coletivo dentro da
estação de transferência será acompanhada pelo IMMU com a presença de fiscais
para verificar a cumprimento da frota, conferir horários das linhas, promover o
ordenamento das estações e garantir o acesso seguro aos usuários.

Modernidade
O embarque e desembarque de passageiros será feito por um
conjunto de 20 portas automáticas, dispostas em ambos os lados da estação de
transferência, que tem capacidade de receber até quatro ônibus articulados ou
trucados com porta à esquerda por vez, dois em cada sentido da via. Totalmente
fechada, para garantir o controle na entrada e saída do usuário, além de maior
segurança, a estação terá sistema de monitoramento por câmeras. As portas
automáticas terão abertura e fechamento acionados remotamente, por um sensor
controlado pelos próprios motoristas dos coletivos.
O presidente interino do Sindicato das empresas de
Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Marco Aurélio
Feitosa, disse que todos os ônibus com portas na lateral esquerda farão parada
na estação de transferência. “A identificação dos coletivos pelos usuários vai
ser feita por meio das placas ampliadas nas laterais dos veículos, para fácil
visualização. Então, assim que o motorista liberar a abertura das portas, por
meio do sensor, o usuário poderá acessar o ônibus”, explicou.
Os passageiros irão
dispor de cadeiras para aguardar os coletivos, além de bebedouros e banheiros
masculino, feminino e para Pessoas com Deficiência (PcDs). As rotas e
localização da frota também podem ser acompanhadas pelo aplicativo “Cadê Meu
Ônibus”, que também já dispõe da opção de recarga de créditos. A estação conta
com uma porta ao final do corredor central, que funcionará como somente como
saída de emergência.
Novas estações
A estação de transferência São Jorge faz parte de uma
sequência de outras três estações com a mesma dinâmica, que estarão situadas no
perímetro do corredor Sul/Norte, entre os terminais de integração 1
(Constantino Nery) e 3 (Cidade Nova). Serão as estações de transferência Arena,
Santos Dumont e Parque das Nações.
Linhas
– PLATAFORMA SUPERIOR
Farão parada na estação de transferência todas as linhas
troncais que já utilizam a faixa exclusiva do transporte coletivo junto ao
canteiro central da Constantino Nery.
– PLATAFORMA INFERIOR
019 – Vila Marinho / Compensa / Avenida São Jorge
020 – Conj. Augusto Montenegro / Cel. Teixeira / Estação São
Jorge
Texto e Imagens: SEMCOM