Sinetram inicia atendimento itinerante para emissão do cartão cidadão

A partir desta quinta-feira,30/04, foi iniciado o atendimento itinerante para a entrega da primeira via do Cartão Cidadão, modalidade que permite o pagamento da passagem de ônibus por meio de cartão carregado com créditos. O atendimento, inaugurado na Avenida Eduardo Ribeiro, ao lado do relógio Municipal, Centro,  faz parte das determinações da prefeitura de Manaus para oferecer mais qualidade e segurança aos usuários de ônibus.

O serviço será realizado novamente na segunda e terça-feira, dias 04 e 05/05, das 8 às 14 horas, sob a coordenação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). A meta é ampliar o atendimento itinerante para todas as zonas da cidade.

Os interessados são atendidos em um ônibus climatizado e adesivado com as imagens do Cartão Cidadão. Após adquirir grátis a primeira via do Cartão, os usuários poderão comprar os créditos necessários e fazer a recarga em 350 pontos de vendas, divulgados no site sinetram.com.br.

A Prefeitura de Manaus quer ampliar o uso do Cartão Cidadão - bilhetes eletrônicos - no Sistema de Transporte Coletivo, já utilizado por cerca de 400 mil usuários. A iniciativa da gestão municipal faz parte do Decreto 4.649, publicado na edição 4.722 do Diário Oficial do Município, em novembro de 2019.

De acordo com o diretor presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra, a gestão do prefeito Arthur Neto recomenda o uso do cartão eletrônico pelas vantagens que o sistema oferece. “O prefeito Arthur tem uma visão moderna e quer garantir mais segurança aos usuários. O uso do cartão tem vários benefícios. Além do embarque mais rápido nos ônibus, o uso dos smart cards também acaba com os conflitos de troco, auxilia na redução da criminalidade nos coletivos e oferece agilidade e comodidade na compra e carga de créditos”, informou.

“A partir desta quinta-feira,30/04, o Sinetram disponibiliza uma unidade itinerante para emissão e entrega da primeira via do cartão cidadão, sendo mais uma facilidade para o passageiro do transporte coletivo adquirir seu cartão e evitar a transmissão da Covid-19 por meio de cédulas e moedas. O lançamento do serviço foi na Matriz , onde deverá permanecer até dia 05 de maio. Na semana seguinte, será transferido para outro local a ser divulgado posteriormente”, informou o gerente de Bilhetagem do Sinetram, Antônio Zanetti.

O atendimento itinerante faz parte das  medidas da intervenção decretadas pela Prefeitura de Manaus que, entre elas, incentiva o uso prioritário do cartão eletrônico. Além dessa  ação, a intervenção financeira junto às empresas de transporte equilibra e permite maior transparência no fluxo de receitas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de Manaus.


Texto: Prefeitura de Manaus/IMMU