
A partir desta quinta-feira,30/04, foi iniciado o
atendimento itinerante para a entrega da primeira via do Cartão Cidadão,
modalidade que permite o pagamento da passagem de ônibus por meio de cartão
carregado com créditos. O atendimento, inaugurado na Avenida Eduardo Ribeiro,
ao lado do relógio Municipal, Centro,
faz parte das determinações da prefeitura de Manaus para oferecer mais
qualidade e segurança aos usuários de ônibus.
O serviço será realizado novamente na segunda e terça-feira,
dias 04 e 05/05, das 8 às 14 horas, sob a coordenação do Sindicato das Empresas
de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). A meta é ampliar
o atendimento itinerante para todas as zonas da cidade.
Os interessados são atendidos em um ônibus climatizado e
adesivado com as imagens do Cartão Cidadão. Após adquirir grátis a primeira via
do Cartão, os usuários poderão comprar os créditos necessários e fazer a
recarga em 350 pontos de vendas, divulgados no site sinetram.com.br.
A Prefeitura de Manaus quer ampliar o uso do Cartão Cidadão
- bilhetes eletrônicos - no Sistema de Transporte Coletivo, já utilizado por
cerca de 400 mil usuários. A iniciativa da gestão municipal faz parte do
Decreto 4.649, publicado na edição 4.722 do Diário Oficial do Município, em novembro
de 2019.
De acordo com o diretor presidente do Instituto Municipal de
Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra, a gestão do prefeito Arthur Neto
recomenda o uso do cartão eletrônico pelas vantagens que o sistema oferece. “O
prefeito Arthur tem uma visão moderna e quer garantir mais segurança aos
usuários. O uso do cartão tem vários benefícios. Além do embarque mais rápido
nos ônibus, o uso dos smart cards também acaba com os conflitos de troco,
auxilia na redução da criminalidade nos coletivos e oferece agilidade e
comodidade na compra e carga de créditos”, informou.
“A partir desta quinta-feira,30/04, o Sinetram disponibiliza
uma unidade itinerante para emissão e entrega da primeira via do cartão
cidadão, sendo mais uma facilidade para o passageiro do transporte coletivo
adquirir seu cartão e evitar a transmissão da Covid-19 por meio de cédulas e
moedas. O lançamento do serviço foi na Matriz , onde deverá permanecer até dia
05 de maio. Na semana seguinte, será transferido para outro local a ser divulgado
posteriormente”, informou o gerente de Bilhetagem do Sinetram, Antônio Zanetti.
O atendimento itinerante faz parte das medidas da intervenção decretadas pela
Prefeitura de Manaus que, entre elas, incentiva o uso prioritário do cartão
eletrônico. Além dessa ação, a
intervenção financeira junto às empresas de transporte equilibra e permite
maior transparência no fluxo de receitas do Sistema de Transporte Coletivo
Urbano de Passageiros do Município de Manaus.
Texto: Prefeitura de Manaus/IMMU