
Com o tema “No Trânsito, Escolha a Vida”, o Sinetram, empresas de ônibus e a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou diversas atividades voltadas ao movimento Maio Amarelo deste ano. A abertura oficial no município contou com representantes de diversos parceiros que, juntos, trabalham para tornar o trânsito mais seguro. O evento aconteceu na tarde do dia 4/5, no largo São Sebastião, Centro. A campanha tem a intenção de alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
O tema deste ano aborda diversas responsabilidades no trânsito, tanto dos condutores quanto dos pedestres. Em maio, mais de 30 ações envolvendo educação de trânsito foram realizadas por essa parceria nas garagens, ruas, terminais, redes sociais e pontos estratégicos da cidade.
Além das ações coletivas, cada empresa realizou suas ações internas e o Sinetram também informou e conscientizou seus funcionários com palestra sobre Saúde e Segurança no Trânsito ministrada pela parceira Provisa.
O ‘Maio Amarelo’ é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de debater propostas de segurança por um trânsito melhor. As atividades surgiram no dia 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A partir disso, o mês se tornou referência mundial para a realização das ações em todo o mundo.
O encerramento aconteceu no dia 31 no auditório do Sest Senat e com o ‘WorkShop Maio Amarelo’, organizado e liderado pelo sindicato, e contou com a participação de todas as entidades envolvidas nas ações do mês. A fala inicial foi dada pelo Presidente do Sinetram, Cesar Tadeu Teixeira, seguida pela palavra do Diretor Presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins e do Diretor de Relações Institucionais, Rafael Lourenço.